Shake UP your city News : Plataforma veicular alarga testes aos autocarros
Depois da instalação em cerca de 200 táxis e da rede de 25 camiões da Transportes Sardão, a operar no Porto de Leixões, a maior rede veicular do mundo continua em desenvolvimento.
Os equipamentos de testes veículo-a-veículo (V2V) foram agora instalados em mais de 220 autocarros da STCP, permitindo, no futuro, disponibilizar o acesso à internet e otimizar rotas e trajetos.
Utilizando dispositivos equipados com posicionamento, sensorização e interfaces sem fios, os equipamentos V2V trabalham em rede e partilham informação, nomeadamente sobre o estado do trânsito ou condições das vias. A recolha deste tipo de dados permite realizar testes, medir e avaliar a forma como a comunicação veículo-a-veículo pode garantir o acesso dos passageiros à internet e ampliar a cobertura da rede WiFi.
Colaboram neste projeto as Universidades do Porto e de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Porto Digital e a Veniam 'Works. Através da integração de três projetos - táxis, autocarros e camiões -, há outros parceiros envolvidos em cada um deles. No projeto dos táxis, Raditáxis, Geolink e Porto Digital e nos autocarros, STCP e Porto Digital.
O trabalho no terreno foi desenvolvido por uma equipa da Veniam 'Works e do projeto Future Cities.