Shake UP your city News : Plataforma de testes para a rede veicular já arrancou
As testbeds (plataformas de testes) são ferramentas fundamentais para ajudar investigadores e empresas a colmatar a lacuna entre a teoria e a prática. Neste sentido, estão a ser criadas testbeds à escala urbana. Estas permitem desenvolver tecnologias, produtos e serviços para tornar as cidades mais agradáveis, seguras e eficientes.
Com o intuito de criar a maior plataforma de testes veículo-a-veículo (V2V) do mundo, estão a ser instalados vários equipamentos em táxis e futuramente em autocarros. O objetivo para esta plataforma de testes é medir e avaliar a forma como a comunicação veículo-a-veículo pode garantir o acesso dos passageiros à internet e ampliar a cobertura da rede WiFi.
Os equipamentos V2V são dispositivos equipados com posicionamento, sensorização e interfaces sem fios. Trabalham em rede e partilham informação, por exemplo, sobre o estado do trânsito ou os locais turísticos a visitar. Neste contexto, o consórcio de universidades e empresas desenvolveu uma rede de veículos composta por 25 camiões da Transportes Sardão que opera no Porto de Leixões.
Estes veículos movimentam contentores de e para navios de carga que atracam no porto. Por estarem confinados ao espaço portuário, a ligação via rádio é muito boa, tornando esta plataforma de testes ideal para estabelecer novos protocolos veiculares e aplicações que facilitem a gestão portuária.
Vários gigabytes de dados sobre a conectividade da rede estão já a ser reunidos. Com base nessa informação, os investigadores estão neste momento a desenhar experiências de forma a fazer o melhor uso possível deste recurso. O desenvolvimento desta plataforma pretende dar continuidade ao projeto Drive In. Este culminou em 2012 e foi liderado por Michel Ferreira, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT).