Shake UP your city News : Paula Trigueiros
Paula Trigueiros foi a primeira investigadora do Projeto Future Cities a realizar uma visita de intercâmbio no âmbito do programa X-FARE. Desenvolveu o seu trabalho de investigação no UCL Interaction Centre (UCLIC), ), de março até junho de 2014. Deixamos aqui o testemunho da sua experiência.
- Durante três meses, viveu uma realidade diferente. Quais foram as três principais diferenças que sentiu?
1ª - A principal diferença que eu tenho que destacar é cultural.
Podemos encontrar pessoas de todas as nacionalidades, cor, que se vestem e se comportam de forma diferente do que estamos acostumados. A diversidade é uma dessas diferenças.
2ª - A própria Universidade.
Obviamente, eu estive lá numa condição diferente da que normalmente tenho. Portanto, a minha situação pessoal e o trabalho também determinaram mudanças no meu papel . Voltei a ser estudante novamente.
3ª - A oferta Cultural.
Eu assisti a vários eventos diferentes nas instalações da própria Universidade. Conferências em intervalos de almoço, concertos, exposições ...
- De que forma vai essa experiência enriquecer o Projeto Future Cities?
Há dois aspectos importantes a apontar: antes de mais, o enriquecimento de um elemento da equipa enriquece toda a equipa. Eu não tenho a mínima dúvida de que cresci durante este processo, especialmente por ter tido a oportunidade de me dedicar exclusivamente à investigação. Em segundo lugar, contribuiu para o enriquecimento da rede de contactos do projeto.
- Em apenas uma frase, como descreveria a sua experiência?
Foi uma espécie de mini licença sabática.
No tempo em que fui estudante universitária não havia oportunidades de intercâmbio como esta. Para mim, esta experiência resultou numa oportunidade única para desenvolver um trabalho pessoal e científico.
Paula Trigueiros com a equipa da UCL-IC com quem trabalhou.