Future Cities

Shake UP your city News : Entrevista a Paula Trigueiros

“Faz mais sentido uma cidade sem novas tecnologias do que uma cidade sem cultura”. Para Paula Trigueiros, investigadora no projeto I-CITY (ICT for Future Mobility) em desenvolvimento na Universidade do Porto, “a cultura vai seguramente ser um tema importante nas cidades do futuro” e, acrescenta, “a cultura está nas pessoas. E uma cidade sem pessoas não faz sentido”. É com esta linha de pensamento que Paula Trigueiros destaca a importância da “cidade das pessoas” quando se refere ao tema das chamadas cidades do futuro. “A tecnologia serve para melhorar a qualidade de vida da população, portanto, só faz sentido se essa melhoria se efetivar, caso contrário, não faz”, acrescenta.

Paula Trigueiros também representa o domínio da Arte e Design no Projeto Future Cities. Defende um reforço de linhas de investigação multidisciplinar, em que o estudo e a sensibilidade das áreas artísticas sejam combinados com o trabalho de investigação nas diversas áreas da engenharia e das ciências sociais. E deixa bem claro o interesse desta associação: “É preciso encontrar uma linguagem comum que permita que as pessoas a quem se destina a tecnologia a entendam, assimilem e se identifiquem com o produto, caso contrário, elas vão rejeitá-lo”. É precisamente aqui que, aos olhos da investigadora a criatividade e sensibilidade artística têm um papel muito relevante a desempenhar pois, “o Design dá sentido à tecnologia”. E continua, afirmando que “o sentido que a tecnologia pode ter para a vida da população exige que primeiro se conheçam as pessoas e a sociedade”.

Para Paula Trigueiros a importância da tecnologia está obrigatoriamente associada à resolução de problemas concretos, logo, “se queremos desenvolver a tal cidade sustentável, temos que a desenvolver não como um projeto académico, mas como um serviço continuado à sociedade”. Por outro lado, e para garantir a sua assimilação, é importante que a evolução tecnológica seja consentânea com a identidade local – a tal “cultura das pessoas”. “Os computadores, sensores, fibras óticas e telemóveis são iguais em toda a parte do mundo”. Mais uma vez a investigadora reforça a importância da “diferenciação”, baseada nos valores e cultura locais, traduzida pelo desenvolvimento de produtos e serviços que possam dar respostas adequadas a problemas diferentes, de cada uma das cidades no futuro.

Numa perspetiva mais global, Paula Trigueiros defende que projetos como o Future Cities ou o I-CITY (ICT for Future Mobility) “não são meros projetos de investigação, mas projetos de desenvolvimento que subentendem uma cooperação e envolvimento ativo da academia, dos empresários e decisores”.

Atualmente Paula Trigueiros está em Londres a desenvolver um trabalho de investigação no UCLIC - University College of London Interaction Centre, tendo sido a primeira investigadora a participar no X-FARE – programa que financia o intercâmbio de investigadores entre quatro universidades Europeias parceiras do Projeto Future Cities. Como resultado, Paula Trigueiros espera “levar problemas, perspetivas e conhecimento do Porto” e trazer de lá, possivelmente, algumas respostas. “As minhas expectativas são muito grandes e o meu plano de trabalho muito ambicioso…”, remata. Para potenciais candidatos ao programa X-FARE, é perentória: “É uma oportunidade única…Candidatem-se!”

 

Paula Trigueiros

Paula Trigueiros integra a equipa de investigação do projeto I-CITY (ICT for Future Mobility) no Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto. Ela é responsável pelo estudo de interfaces para melhorar a qualidade da experiência dos utilizadores finais das TIC nos transportes públicos.

Licenciada em Arquitetura e docente de Design desde 1993 em diversas universidades Portuguesas, Paula Trigueiros é Doutorada desde 2008. As suas áreas de trabalho e investigação incluem o Design Inclusivo e os Interfaces e Tecnologias, a acessibilidade à informação e Transportes Públicos. Publicou alguns artigos e trabalhos académicos e foi convidada como oradora em diversos eventos, especialmente relacionados com o tema do Design, Criatividade, Acessibilidade e Inclusão.

 

Paula Trigueiros

 

NEWS
FOLLOW US