Shake UP your city News : Entrevista a Gil Coutinho
Para Gil Coutinho, a colaboração entre a Porto Digital e os projetos de cidades do futuro ou smart cities parece ser “praticamente inevitável”. Segundo o Diretor Técnico de Redes de Dados da Porto Digital, estas colaborações e parcerias só trazem benefícios. “É entusiasmante perceber que com este tipo de projeto na área das smart cities estamos a colocar o Porto ao nível das cidades europeias”. Para além disso, “a Porto Digital alcança mais um objetivo e coloca-se, finalmente, a infraestrutura de telecomunicações ao dispor da comunidade científica para efeitos de I&D”.
A Associação Porto Digital detém e opera a infraestrutura metropolitana de telecomunicações da cidade do Porto. Uma vez que esta dispõe de uma cobertura geográfica significativa, “pretendeu-se estabelecer as condições necessárias de forma a utilizar a rede em projetos e atividades relacionadas com as cidades do futuro”, salienta o Diretor Técnico de Redes de Dados da Porto Digital.
Numa abordagem mais técnica, Gil Coutinho explica esta ligação e o trabalho que está a ser desenvolvido. “O backbone da rede metropolitana consiste num anel de fibra óptica que interliga cinco pontos da cidade (entre os quais a FEUP). É em torno destes pontos que existem outros anéis de fibra, ditos de distribuição, que percorrem a rede viária em tubagem subterrânea, ligando à rede algumas centenas de edifícios públicos e privados bem como outros locais fixos como torres de telecomunicações, hotspots wifi, semáforos de trânsito, entre outros.”
É precisamente esta interligação da rede de fibra ótica com o sistema de sinalização luminosa de trânsito que está a ser potenciada nesta fase de colaboração entre a Porto Digital e o Projeto Future Cities. Uma vez que se pretende desenvolver uma rede veicular, esclarece Gil Coutinho que os semáforos se tornam estruturas “particularmente interessantes para a instalação de road side units (RSU), isto é, pontos de ligação da rede veicular à rede fixa”. Dois destes RSU já foram instalados em semáforos da cidade, dando conectividade às "ilhas" formadas pelos veículos estacionados ou em movimento. “Dependendo dos resultados desta fase piloto, o objetivo será continuar a instalação dos RSU em semáforos de uma forma sistemática”, sublinha.
Começam, portanto, “a reunir-se as condições para se utilizar a infraestrutura não apenas como testbed, mas também como parte integrante de um conjunto de projetos que transformem a cidade num ecossistema living lab”.
Sobre a Porto Digital
A Porto Digital é uma Associação criada, em Novembro de 2004, com o intuito de promover e coordenar o projeto Porto Digital. Foi fundada por um grupo de quatro associados - Câmara Municipal do Porto (CM Porto), Universidade do Porto (UP), Associação Empresarial de Portugal (AEP) e Metro do Porto, SA.
O projeto Porto Digital pretende contribuir para a evolução de uma sociedade de Informação e de Conhecimento, acessível a todos. Entre os aspetos considerados no projeto estão as comunidades de interesses físicas e virtuais, quer à escala do Porto quer à escala global, a preocupação com o trabalho e a competitividade, a preocupação em simplificar e facilitar a interação com o poder local e a preocupação com o acesso à informação, com a cultura e com o lazer.