Future Cities

Shake UP your city News : Autocarros usados como ‘mulas de dados’ no Porto

Quando os camiões do lixo se deslocam para esvaziar os contentores, isto representa paragens desnecessárias e custos excessivos, já para não falar da poluição ambiental. Para resolver este problema, o município de Porto - em parceria com o Projeto Future Cities, a Veniam'Works, a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações do Porto e a TNL - está a desenvolver um sistema inovador de recolha de dados que permite monitorizar os níveis de enchimento dos contentores de lixo na cidade do Porto, poupando tempo, dinheiro e o ambiente.

Atualmente alguns Citytainers distribuídos por toda a cidade do Porto estão equipados com sensores de nível de enchimento que enviam dados para um servidor através da rede móvel, o que implica custos de comunicação elevados. O objetivo é usar a rede veicular implantada na cidade (a maior rede veicular do mundo) para recolha e transmissão de dados recolhidos por sensores, substituindo, dessa forma, a rede móvel. O Projeto Future Cities é responsável pelo desenvolvimento do sistema de comunicação e de gestão de dados através da rede veicular já implementada, por exemplo, nos autocarros da cidade.

Um sistema de comunicação oportunista (também conhecido como 'mula de dados') está neste momento a ser testado. O sistema é composto por sensores de nível de enchimento dos contentores de lixo que comunicam por Wi-Fi, autocarros que fornecem armazenamento de dados e comunicações sem fios (OBU - on-board unit), estações fixas de comunicações (RSUs - roadside units), e hotspots Wi-Fi localizados na cidade do Porto.

Os primeiros testes foram desenvolvidos para avaliar a conetividade entre a localização dos sensores (contentores) e a linha mais próxima do autocarro. De acordo com Tânia Calçada, investigadora sénior do Projeto Future Cities, “os resultados foram muito positivos". O próximo passo será o lançamento de um teste piloto funcional em julho, usando autocarros como 'mulas de dados' (os autocarros descarregam os dados dos contentores, transportam os dados através da rede veicular e, posteriormente, enviam os dados para o servidor para serem processados).

 

Prototipo lixo

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